Belo filme este do diretor Jean Marc-Valleé.
Nomeado e vencedor em inúmeras categorias de diversos festivais e premiações, incluindo aquela que eu menos dou crédito que é o Oscar americano (só dou crédito quando a premiação é notória e isto é raro...)
Narra a história real de Cheryl Strayed que, cansada dos tropeços da vida e com a cabeça psicologicamente abatida, parte para uma reconstrução e encontro de si mesma em uma longa caminha por uma importante trilha norte-americana chamada
Pacific Cret Trail que vai da Califórnia até o norte dos Estados Unidos atingindo o longínquo Óregon que faz divisa com o Estado de Washington. Ambos Estados estão próximo à fronteira do Canada.
Trata-se de uma trilha real e selvagem, daí o título original ser
Wild, isto significa cruzar terrenos nada amigáveis e dar de cara com animais realmente selvagens e peçonhentos como as temidas cascavéis...
Calor, frio, neve, chuva e outras intempéries atravessam o caminho do desafiante. E distância. Fazer o Caminho de Santiago é tarefa light, coisa de criança, comparada com esta trilha.
Enquanto a trilha espanhola está estruturada com lugares para dormir, comer e descansar além da assistência que se pode obter em qualquer ponto do caminho, esta não tem nada a não ser cidades aonde há um apoio discreto, porém eficiente, mas "peca" por obrigar o caminhante a dormir literalmente com os lobos, ou seja, não tem os albergues de peregrino esperando com a sopinha quente...bem como a caminha...também.
Havia visto críticas negativas quanto ao filme. Porém temos que dar um desconto. Trata-se da narrativa de uma história pessoal baseada em um livro de mesmo nome que virou best-seller. Quem não tiver preconceitos pode tirar boas lições de ambos, livro e filme.
Mais sobre o filme em: www.imdb.com/title/tt2305051/?ref_=fn_al_tt_1
Há um grupo de pessoas que cuidam da Pacific Trail, mais comumente chamada de PCT quem podem ser visitados em: www.petrail.org/
Quem quiser ler o livro na www.amzon.com.br pode ser encontrado pela metade do preço das lojas convencionais, ou seja, 22 reais...Não estou ganhando nada com isto.
Imagem retirada do site http://www.pbase.com/briansolar1/image/27286906