domingo, 14 de junho de 2015

Mais Wild - LIvre

Na história de Cheryl ela chega, por vontade própria já que decide desviar-se para conhece-la, a Bridge of the Gods no Óregon.

O nome é imponente e a obra de engenharia igualmente.
Não quero discorrer sobre o simbolismo das pontes, mas esta tem um significado importante na vida desta americana.
Chegar na ponte é uma coisa, atravessa-la é outra.

A foto foi tirada do site: http://gorgefriends.nonprofitsoapbox.com/storage/bridge_of_the_gods.jpg



Cheryl Strayed - Wild ou Livre

Gosto muito desta imagem da Cheryl:
Está na rede mas vale mencionar que foi retirada de: www.telegraph.co.uk/film/wild/cheryl-strayed-book-extract/
A propósito vale mencionar que uma parte da vida de Cheryl, que a levou a fazer a caminhada, foi a perda de sua mãe. Neste link tem um texto que fala da relação e uma linda foto de sua progenitora.

Wild - LIvre

Belo  filme este do diretor Jean Marc-Valleé.

Nomeado e vencedor em inúmeras categorias de diversos festivais e premiações, incluindo aquela que eu menos dou crédito que é o Oscar americano (só dou crédito quando a premiação é notória e isto é raro...)

Narra a história real de Cheryl Strayed que, cansada dos tropeços da vida e com a cabeça psicologicamente abatida, parte para uma reconstrução e encontro de si mesma em uma longa caminha por uma importante trilha norte-americana chamada Pacific Cret Trail que vai da Califórnia até o norte dos Estados Unidos atingindo o longínquo Óregon que faz divisa com o Estado de Washington. Ambos Estados estão próximo à fronteira do Canada.

Trata-se de uma trilha real e selvagem, daí o título original ser Wild, isto significa cruzar terrenos nada amigáveis e dar de cara com animais realmente selvagens e peçonhentos como as temidas cascavéis...
Calor, frio, neve, chuva e outras intempéries atravessam o caminho do desafiante. E distância. Fazer o Caminho de Santiago é tarefa light, coisa de criança, comparada com esta trilha.

Enquanto  a trilha espanhola está estruturada com lugares para dormir, comer e descansar além da assistência que se pode obter em qualquer ponto do caminho, esta não tem nada a não ser cidades aonde há um apoio discreto, porém eficiente, mas "peca" por obrigar o caminhante a dormir literalmente com os lobos, ou seja, não tem os albergues de peregrino esperando com a sopinha quente...bem como a caminha...também.

Havia visto críticas negativas quanto ao filme. Porém temos que dar um desconto. Trata-se da narrativa de uma história pessoal baseada em um livro de mesmo nome que virou best-seller.  Quem não tiver preconceitos pode tirar boas lições de ambos, livro e filme.

Mais sobre o filme em: www.imdb.com/title/tt2305051/?ref_=fn_al_tt_1

Há um grupo de pessoas que cuidam da Pacific Trail, mais comumente chamada de PCT quem podem ser visitados em: www.petrail.org/

Quem quiser ler o livro na www.amzon.com.br pode ser encontrado pela metade do preço das lojas convencionais, ou seja, 22 reais...Não estou ganhando nada com isto.

Imagem retirada do site http://www.pbase.com/briansolar1/image/27286906

Poesia - John Keats

Mais uma para os amantes da poesia e cinema.

Bright Star - O Brilho de uma Paixão

Há este belíssimo filme de 2009 dirigido por Jane Campion, a mesma diretora e roteirista de "O Piano", outro imperdível filme de 1993 com Hervey Keitell e Holly Hunter.

Aqui os atores Abbie Cornish (Fanny Brawne) e Ben Wishaw (John Keats) dão vida ao romance de três anos vividos pelo casal.

Um dos mais interessantes poetas ingleses, Keats nasceu em 1795 e foi embora em 1821, ou seja, passou apenas 26 anos entre nós. Deixou um obra poética de suma importância na literatura britânica. Importância esta que cresceu com maior vigor após sua partida.

Quem quiser saber mais sobre o filme pode visitar o link: www.imdb.com/title/tt0810784/?ref_=ttmd_md_nm

Quem for a Londres pode visitar a casa aonde viveu o bardo:

www.cityoflondon.gov.uk/things-to-do/attractions-around-london/keats-house/Pages/default.aspx

Assistam!

Triste fim do futebol brasileiro

Não dá vontade nenhuma de assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro, aliás de nenhum campeonato no Brasil. A menos que sejam nas fases decisivas. Campeonatos regionais nem nestas fases.
Como podemos ser tão desorganizados?
Vejamos o Campeonato Brasileiro, por exemplo. Somos cinco vezes campeões mundiais. Sempre fomos referência para o futebol mundial no que diz-se respeito à quantidade de talentos que oferecemos ao mundo. Pelo menos até uns 10 anos atrás. Paramos. Paramos no tempo. Paramos de produzir craques. Nossa sociedade mudou.

Este campeonato ao qual me refiro deveria ser exemplo para o mundo, Deveriam pagar fortunas para ter o direito de transmissão dos jogos para todo o planeta. Sempre foi o mais equilibrado de todos. Nos principais campeonatos europeus, por exemplo, são sempre dois ou três times que são destaque. Sempre. Já começa o espanhol sabendo que vai dar Barça ou Real. O inglês que vai dar Chelsea, Manchester ou mais um outro. Mesma coisa no francês e no alemão. Itália segue a mesma linha.
Aqui não. Eram sempre cerca de dez times fortíssimos candidatos ao título.

O que se vê nos últimos anos? Times tradicionais e de ponta como Fluminense, Botafogo, Vasco, Corinthians Grêmio, Atlético e Palmeiras, por exemplo, sendo rebaixados. Alguns até mais de uma vez e até a série C. Outros grandes do mesmo quilate como São Paulo e Flamengo escapando do rebaixamento no frigir dos ovos. Times fora deste eixo (Rio-São Paulo-Porto Alegre) que sempre se mostraram fortes como Bahia, Vitória, Sport também patinaram e escorregaram algumas vezes.

Este ano seguimos a mesma linha. Como é possível estarmos em Junho, já na sexta rodada do campeonato e nenhum time estar pronto para disputá-lo?
Veja bem. Não estamos começando o ano esportivo agora. Já começamos em Janeiro com a disputa dos estaduais e outras copas para todos os times e a Libertadores para alguns outros.

Exemplos não faltam aqui nas redondezas. O São Paulo até duas semanas procurava por técnico. O Palmeiras que contratou dois times já perdeu o técnico. O Santos não ganha há cinco rodadas. O Corinthians, que começou o ano como um trem bala, descarrilhou total. Vasco vive um drama sem fim. Flamengo só começou a dar alguma esperança de não ser rebaixado agora.  E por aí vai.

Os 7 a um foram apenas a confirmação da falência. Agora vem a Copa América que será disputada ao mesmo tempo que o Brasileiro e as críticas são as mais desalentadoras possíveis. Nossa seleção consegue ser pior que alguns clubes que estão na situação apresentada acima...

Triste povo brasileiro. Será que estaremos sempre patinando em tudo? Até mesmo nas coisas mais simples?

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Schiller

Assisti ontem ao belo filme alemão Duas irmãs, uma paixão.
Aborda a vida do escritor, filósofo, intelectual e poeta alemão Friedrich Schiller, Mais precisamente sobre o triângulo amoroso entre ele, sua esposa Chralotte Lengefeld e sua cunhada Caroline.

O filme foi selecionado pela Alemanha para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015.

Está nas locadoras.  Dirigido por Dominik Graf tem ainda no elenco as belas  Hannah Herzsprung e Henriette Confurius nos paíes das irmãs Lengefeld e de Florian Stetter como Schiller.

Quem quiser saber mais acesse: http://www.imdb.com/title/tt2790236/?ref_=fn_al_tt_10


Estudar de graça online

www.cousera.org




Clique no link acima se gosta de estudar. 
Dezenas de cursos online provenientes de diversas universidades mundo afora estão disponíveis nesta plataforma.
São cursos grátis com o sem certificado. Basta fazer uma inscrição simples com e-mail, senha e foto tirada na hora pela câmera do computador,
Depois é só escolher o curso ou os cursos em diversas áreas do conhecimento.

Destaco alguns cursos na  área de música, como este que estou fazendo com o pianista e professor Jonathan Biss - www.opus3artists.com/artists/jonathan-biss sobre as sonatas de Beethoven...

Depois deste estou de olho no curso "O mundo do Quarteto de Cordas". Ambos estão amparados pelo Instituto de Música Curtis - www.coursera.org/curtis - da Philadeplphia.

Há outros interessantes como o de Introdução ao Pensamento Matemático ou sobre Filosofia Budista...

Acho que vale a pena.

Quem quiser aproveitar ao máximo deve esforçar-se para fazer todas as atividades propostas. Basta clicar nos links e aparecerão lá perguntas, questionários, fóruns, etc. Bom caminho para desenvolver aspectos acadêmicos de escrita e explanação. 

Os cursos estão em vários idiomas mas dá para clicar nas legendas no vídeo.


Aldo Parisot



www.aldoparisot.com


O nosso querido colega e maestro Roberto Tibiriçá acaba de concluir uma belíssima série de quatro programas na Rádio Cultura FM - 103,3 sobre este maravilhoso violoncelista, prfoessor e ser humano brasileiro Aldo Parisot.

Para quem não o conhece ele é natural de Natal, tem mais de 90 anos de idade e está desenvolvendo carreira nos Estados Unidos e mundialmente, desde os anos 40.

É considerado o professor de universidade mais velho do meio acadêmico norte-americano e uma figura humana ímpar.

Só para ter uma ideia, o violoncelista além da carreira de concertista e professor também é pintor. Como disse Antonio Lauro Del Claro, outro grande cellista brasileiro, Parisot reúne uma vez ao ano suas telas e faz um leilão na Julliard School. Os valores arrecadados são revertidos para ajudar estudantes carentes...

Aqui no Brasil, durante alguns anos, o Festival de Campos tinha um convênio parecido com Parisot. Um prêmio que levava seu nome e beneficiava os vencedores...Como é de praxe nestas plagas acabou sem deixar rastros...

Tortura e Ditaduras Militares...

Para quem está com saudades dos tempos de ditadura e governos militares ou ainda, para os imbecis que querem algo que nunca conheceram, aí vai uma lembrancinha....



Sítio da Ressaca

Lugar agradável no bairro do Jabaquara em São Paulo. Aliás uma linda e bem arrumada parte do bairro do Jabaquara.
O local fica próximo ao pátio de manobras do Metrô e distante pouco mais de 500 metros da estação.
Vale a pena a visita.

Possui uma bela biblioteca que, infelizmente, só pode ser observada pelo lado de fora. No Brasil as bibliotecas, consideradas por muitos como bens (ou males) inúteis, não costuma abrir aos domingos. Uma pena. Parte de nossa precariedade social.

Além da casa antiga, de épocas remotas que remetem ao século XIX o local abriga esta biblioteca com temática em Cultura Afro-Brasileira. Tudo com iniciais em maiúsculas...

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/pauloduarte/

Estes dias a casa antiga abriga uma homenagem ao grande Luiz Gama, ex-escravo, advogado, republicano e defensor das causas pró abolição da escravatura e reinserção, melhor dizendo, inserção da figura do negro em nossa sociedade.

Vale a pena dar um pulinho por lá. O local, como disse é agradável, uma boa área verde e o pedacinho do bairro aonde está inserido parece uma cidade do interior.

http://www.museudacidade.sp.gov.br/sitiodaressaca.php