Arte e dinheiro. Sem dinheiro ná dá para fazer muita coisa. Só a paixão cansa no mais das vezes...
O Festival de Campos de Jordão deste ano traz a triste nova de que os alunos terão que fazer a parte pedagógica na Capital. Justo a parte mais charmosa de um festival deste modelo que é de agrupar os alunos no mesmo ambiente, o convívio entre eles e professores além dos colegas músicos que participam do festival como concertistas. Estes ficarão longe dos concertos que ocorrerão cerca de 150 km daqui.
Triste, lamentável....
E a falta de grana não é culpa governamental, ao que parece, pelo menos, na totalidade. Os recursos do Estado continuam no mesmo patamar do ano passado, porém, sem correção. O problema desta vez está na iniciativa privada que cortou sua parte por mais da metade este ano. Seja com mecenato ou verba de patrocínio mesmo, via lei Rouanet ou não.
Como disse no post anterior sobre o mesmo tema, a gente vê um cidadão doar 100 milhões de dólares para que a Universidade de Yale manter o programa de música...
Triste a nossa mentalidade de pouco valor dar à educação e cultura...continuamos a preferir estádios de futebol que já vimos para que acabam servindo...a que se prestam.
sexta-feira, 29 de maio de 2015
Paulo Eiró e Fifa
Triste a pessoa chegar as 84 anos e ainda correr o risco de passar mais 20, se chegar lá, na cadeia. A esta altura da vida? Por que as pessoas se metem nestas enrascadas?
Estou falando do caso da Fifa que envolve o Sr. Marin...
Estas coisas sempre me fazem lembrar de uma frase do poeta santoamarense Paulo Eiró: O homem sonha monumentos e só ruínas semeia para pousada dos ventos...
É isto!
Estou falando do caso da Fifa que envolve o Sr. Marin...
Estas coisas sempre me fazem lembrar de uma frase do poeta santoamarense Paulo Eiró: O homem sonha monumentos e só ruínas semeia para pousada dos ventos...
É isto!
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Arte sem dinheiro
Por falar em Yale, ao final da aula 22 do professor Craig ele menciona o fato de que devemos lutar para preservar os valores da nossa sociedade e menciona quais poderiam ser estes valores tais como a democracia, igualdade de gêneros, liberdade religiosa, etc. e também a música clássica.
Aí ele demonstra o quanto precisamos evoluir aqui no lado de baixo do globo ao mencionar que, àquela época, cerca de dois anos atrás, alguém doou 100.000.000 de dólares para que a universidade mantivesse o programa de música clássica vivo. Para não deixar morrer a música clássica.
Cem milhões de dólares...isto já aconteceu aqui? Não parece provável. O costume do mecenato não aportou por aqui durante a colonização e formação do país.
Formação do país? Desculpem dizer isto...
Aí ele demonstra o quanto precisamos evoluir aqui no lado de baixo do globo ao mencionar que, àquela época, cerca de dois anos atrás, alguém doou 100.000.000 de dólares para que a universidade mantivesse o programa de música clássica vivo. Para não deixar morrer a música clássica.
Cem milhões de dólares...isto já aconteceu aqui? Não parece provável. O costume do mecenato não aportou por aqui durante a colonização e formação do país.
Formação do país? Desculpem dizer isto...
Yale, Stravinsky e a Sagração
Estou concluindo agora as sessões do curso Listening to Music da Universidade de Yale, aliás, maravilhosa Universidade de Yale. O professor Craig Wright faz um belo apanhado do desenvolvimento da música ocidental ao longo de 23 aulas, Vale a pena conferir. É em inglês mas a transcrição pode ser baixada também para quem quiser ler junto. Facilita às vezes...principalmente quando há convidados falando e que não tem a dicção clara e precisa de um professor experiente.
Podem ser acessadas pelo link: http://oyc.yale.edu/music/musi-112#sessions
Nesta penúltima aula ele menciona a coreógrafa e bailarina Milicent Hudson que há alguns anos conseguiu recuperar, melhor dizendo, reconstruir a coreografia original da Sagração da Primavera.
Os vídeos podem ser acessados pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=JPh7yq_5UBM&list=PL59A3A766F3916D80&index=1
Quem assistiu a Coco Chanel e Stravinksy (http://www.imdb.com/title/tt1023441/) perceberá que a coreografia apresentada no filme é bem parecida mas a coreografia é de Dominique Brun. A história é que a integral da coreografia original fora perdida mas conseguiu-se reconstruir.
Podem ser acessadas pelo link: http://oyc.yale.edu/music/musi-112#sessions
Nesta penúltima aula ele menciona a coreógrafa e bailarina Milicent Hudson que há alguns anos conseguiu recuperar, melhor dizendo, reconstruir a coreografia original da Sagração da Primavera.
Os vídeos podem ser acessados pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=JPh7yq_5UBM&list=PL59A3A766F3916D80&index=1
Quem assistiu a Coco Chanel e Stravinksy (http://www.imdb.com/title/tt1023441/) perceberá que a coreografia apresentada no filme é bem parecida mas a coreografia é de Dominique Brun. A história é que a integral da coreografia original fora perdida mas conseguiu-se reconstruir.
E por falar em poesia na música pop...
Ontem passei a tarde mostrando e vendo alguns hits do passado com um de meus queridos aluninho. Aí achei esta pérola de frase na música Sunshine of your Love doas áureos tempos do Cream...
It's getting near down, when lights close their tired eyes...
It's getting near down, when lights close their tired eyes...
Sunshine Of Your Love - Cream
It's getting near dawn
When lights close their tired eyes
I'll soon be with you, my love
To give you my dawn surprise
I'll be with you, darling, soon
I'll be with you when the stars start falling
I've been waiting so long
To be where I'm going
In the sunshine of your love
I'm with you, my love
The light's shining through on you
Yes, I'm with you, my love
It's the morning and just we two
I'll stay with you, darling, now
I'll stay with you 'till my seas are dried up
I've been waiting so long
To be where I'm going
In the sunshine of your love
I'm with you, my love
The lights shining through on you
Yes, I'm with you, my love
It's the morning and just we two
I'll stay with you, darling, now
I'll stay with you till my seas are dried up
I've been waiting so long
I've been waiting so long
I've been waiting so long
To be where I'm going
In the sunshine of your love
When lights close their tired eyes
I'll soon be with you, my love
To give you my dawn surprise
I'll be with you, darling, soon
I'll be with you when the stars start falling
I've been waiting so long
To be where I'm going
In the sunshine of your love
I'm with you, my love
The light's shining through on you
Yes, I'm with you, my love
It's the morning and just we two
I'll stay with you, darling, now
I'll stay with you 'till my seas are dried up
I've been waiting so long
To be where I'm going
In the sunshine of your love
I'm with you, my love
The lights shining through on you
Yes, I'm with you, my love
It's the morning and just we two
I'll stay with you, darling, now
I'll stay with you till my seas are dried up
I've been waiting so long
I've been waiting so long
I've been waiting so long
To be where I'm going
In the sunshine of your love
Meus amigos Belchior e Milton Nascimento
Hoje, durante a preparação do almoço, me invadiram a mente duas canções destes mestres de nossa música, a quem peço a benção. E não é que não saíam da cabeça mesmo. Belos textos, bela época mística de nossa Música Popular Brasileira. Anos realmente incríveis e que duvido que possam ser revividos com aquela magia. Seguem os poemas de Canção da América e Comentários a Respeito de John, uma clara homenagem a Lennon. Aliás esta poesia tem uma pequena pérola: João, o tempo andou mexendo com a gente sim!
Canção Da América Milton Nascimento
Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar
Eu prefiro andar sozinho
Deixem que eu decida a minha vida
Han! Han!
Não preciso que me digam
De que lado nasce o sol
Porque bate lá meu coração
Hum! Hum!...
Sonho e escrevo em letras grandes,
de novo!
pelos muros do país
joão!
O tempo
andou mexendo Com a gente Sim!
John!
Eu não esqueço
(Oh No! Oh No!)
A felicidade
É uma arma quente
Quente, quente
Yeh!....
Saia do meu caminho
Eu prefiro andar sozinho
Deixem que eu decida a minha vida
Han! Han!
Não preciso que me digam
De que lado nasce o sol
Porque bate lá meu coração
Hum! Hum!...
Sob a luzdDo teu cigarro na cama
Hum! Hum!
Teu gosto ruge
Teu batom me diz
João!
O tempo
andou mexendo com a gente sim!
John!
Eu não esqueço
(Oh No! Oh No!)
A felicidade
É uma arma quente
Quente, quente....
yeh!
Hum! Hum! Oh!
Hum! Hum! Oh!
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar
Comentários a Respeito de Jonh - Belchior
Saia do meu caminhoEu prefiro andar sozinho
Deixem que eu decida a minha vida
Han! Han!
Não preciso que me digam
De que lado nasce o sol
Porque bate lá meu coração
Hum! Hum!...
Sonho e escrevo em letras grandes,
de novo!
pelos muros do país
joão!
O tempo
andou mexendo Com a gente Sim!
John!
Eu não esqueço
(Oh No! Oh No!)
A felicidade
É uma arma quente
Quente, quente
Yeh!....
Saia do meu caminho
Eu prefiro andar sozinho
Deixem que eu decida a minha vida
Han! Han!
Não preciso que me digam
De que lado nasce o sol
Porque bate lá meu coração
Hum! Hum!...
Sob a luzdDo teu cigarro na cama
Hum! Hum!
Teu gosto ruge
Teu batom me diz
João!
O tempo
andou mexendo com a gente sim!
John!
Eu não esqueço
(Oh No! Oh No!)
A felicidade
É uma arma quente
Quente, quente....
yeh!
Hum! Hum! Oh!
Hum! Hum! Oh!
domingo, 24 de maio de 2015
Panis nostrum cotidianum
Hoje o pão saiu bom. Alimentei meu querido amigo fermento natural ontem e deixei-o fora da geladeira a noite toda. Por volta de 10h15 trabalhei a massa com um pouco do fermento natural acrescido de fermento biológico (os dois previamente descansados por volta de 1 horinha). Assei na casa da minha cunhada por volta de 13h e ficou esta maravilha abaixo.
Sabor supimpa...
Sabor supimpa...
Florbela Epanca, outra à frente de seu tempo
Está disponível nas locadoras o primeiro filme da grande poetisa portuguesa Florbela Espanca. Outra que, como Clara, veio do futuro...
http://www.imdb.com/title/tt1976491/
http://www.imdb.com/title/tt1976491/
Clara Schumann
Uma das mulheres mais incríveis de todos os tempos, a quem sou devoto, pode ter um pouco de sua história conferida neste documentário disponível no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=SlyLpb3FPC0&list=RDSlyLpb3FPC0
Esposa do grande Robert, divulgadora de sua obra, compositora, excelente pianista, mãe de inúmeros filhos, apoiadora incondicional da carreira de outro grande, Brahms, com certeza foi uma daquelas mulheres à frente de seu tempo. Fez vasta carreira como concertista viajando por toda Europa em uma época que estas distâncias não eram fáceis de serem vencidas.
Vale a pena apaixonar-se por ela e de quebra por Robert e Brahms. O resto da história eu não conto...
https://www.youtube.com/watch?v=SlyLpb3FPC0&list=RDSlyLpb3FPC0
Esposa do grande Robert, divulgadora de sua obra, compositora, excelente pianista, mãe de inúmeros filhos, apoiadora incondicional da carreira de outro grande, Brahms, com certeza foi uma daquelas mulheres à frente de seu tempo. Fez vasta carreira como concertista viajando por toda Europa em uma época que estas distâncias não eram fáceis de serem vencidas.
Vale a pena apaixonar-se por ela e de quebra por Robert e Brahms. O resto da história eu não conto...
Mensagem clara para quem não quer pretendentes enchendo o saco
Ontem, na visita ao Memorial, uma menina usava uma camiseta com os seguintes dizeres:
"Não tenho namorado e você tem que ser realmente incrível para mudar isto"
"Não tenho namorado e você tem que ser realmente incrível para mudar isto"
Lixo
Acho que não tem coisa que mais diga respeito sobre a qualidade de um povo do que a maneira como ele descarta o lixo ou a maneira como utiliza os recursos naturais ou dispõe da Natureza ao redor. Natureza com n maiúsculo...
No meu prédio, especificamente no meu andar, é deprimente ver como os moradores descartam inadequadamente sua porção diária de detritos.
Alguns não tem a coragem de abrir o próprio recipiente e acomodar o lixo de forma adequada. Em vez disso, colocam seu saquinho de lixo abarrotado e fedorento sobre a tampa destes recipientes. Outros simplesmente jogam no chão mesmo. Há ainda os incapazes de diferenciar a lata de lixo orgânico da lata de lixo reciclável. O que se dirá então da separação destes dois tipos de resíduo???????
E por último, ma não menos importante, nós agora temos recipientes gigantes acomodados em local próprio para o morador levar aquele detrito que não seria adequado colocar na lixeira. Aquele colchão velho, aquele vidro da janela, aquele papelão que sobrou de alguma encomenda que chegou da loja...
Por falar nisto, até papelão foi largado no corredor de meu andar esta semana e, pasmem, proveniente do apartamento de um conselheiro...
Será que é preciso curso universitário para a pessoa entender que aquele lixo, daquela forma, trará mal cheiro e possivelmente bichos que incomodarão sue próprio apartamento?
No meu prédio, especificamente no meu andar, é deprimente ver como os moradores descartam inadequadamente sua porção diária de detritos.
Alguns não tem a coragem de abrir o próprio recipiente e acomodar o lixo de forma adequada. Em vez disso, colocam seu saquinho de lixo abarrotado e fedorento sobre a tampa destes recipientes. Outros simplesmente jogam no chão mesmo. Há ainda os incapazes de diferenciar a lata de lixo orgânico da lata de lixo reciclável. O que se dirá então da separação destes dois tipos de resíduo???????
E por último, ma não menos importante, nós agora temos recipientes gigantes acomodados em local próprio para o morador levar aquele detrito que não seria adequado colocar na lixeira. Aquele colchão velho, aquele vidro da janela, aquele papelão que sobrou de alguma encomenda que chegou da loja...
Por falar nisto, até papelão foi largado no corredor de meu andar esta semana e, pasmem, proveniente do apartamento de um conselheiro...
Será que é preciso curso universitário para a pessoa entender que aquele lixo, daquela forma, trará mal cheiro e possivelmente bichos que incomodarão sue próprio apartamento?
sábado, 23 de maio de 2015
Comer
Comer
Não sou especialista em escolher lugares para comer em São Paulo. Que incrível! Justo em São Paulo???
É que não costumo sair para comer fora. Já saio a semana inteira de casa e pensar em sair de novo no final de semana assusta...tem trânsito todo dia...e moro longe dos locais mais charmosos para comer. A Saúde não é bem o foco da gastronomia em São Paulo.
Hoje, finalmente, decidi passar no laquichebistrot.com.br lá na longínqua Artur Azevedo em Pinheiros. Estou sempre próximo mas em horários inadequados para parar e conhecer. Cheguei tarde. Fecha 17h.
Por sorte, na mesma rua, tem as empanadas chilenas do El Guatón: http://elguaton.com.br/
Saímos saciados, vale a visita...
Não sou especialista em escolher lugares para comer em São Paulo. Que incrível! Justo em São Paulo???
É que não costumo sair para comer fora. Já saio a semana inteira de casa e pensar em sair de novo no final de semana assusta...tem trânsito todo dia...e moro longe dos locais mais charmosos para comer. A Saúde não é bem o foco da gastronomia em São Paulo.
Hoje, finalmente, decidi passar no laquichebistrot.com.br lá na longínqua Artur Azevedo em Pinheiros. Estou sempre próximo mas em horários inadequados para parar e conhecer. Cheguei tarde. Fecha 17h.
Por sorte, na mesma rua, tem as empanadas chilenas do El Guatón: http://elguaton.com.br/
Saímos saciados, vale a visita...
Memorial da América Latina
Ir ao Memorial, confesso, é algo que me dá preguiça. Tenho uma certa antipatia por aquele lugar. Pode ser pela distância da viagem pois tem que atravessar a cidade, pode ser pela aridez do lugar e sua grandeza. Tudo fica longe lá no memorial. Até ir de metrô cansa..
Porém as visitas que fiz lá sempre foram proveitosas. Já vi a exposição sobre Carmen Miranda há alguns anos e mais recentemente os painéis Guerra e Paz do Portinari. Explendidos. Um momento inesquecível.
Hoje fui lá conferir a exposição "Aos olhos de Caymmi" no Salão de Atos Tiradentes. Bela exposição, ainda que pequena, e que aborda ilustrações de algumas marcantes canções deste ícone de nossa música.
Caymmi era pintor e também e, segundo Danilo Caymmi, um de seus filhos, cogitou abandonar a carreira de músico e compositor para dedicar-se exclusivamente à pintura. Na exposição algumas de suas canções, tais como Marina, João Valentão, O que que a baiana tem?, entre outras, estão expostas em painéis contendo uma descrição a respeito de sua criação, letra, fotos ilustrativas e podem ser ouvidas, em várias versões, por meio do fone de ouvido. Seguem nestes painéis as ilustrações que o próprio Caymmi fez a respeito dos personagens descritos nelas.
O salão de atos tem ainda painéis gigantes, feitos em baixo relevo, de Carybé e Poty, além de uma pintura de Portinari. Vale a pena a visita, apesar de...
Ainda no Memorial, do outro lado, depois de umas pernadas, no Pavilhão de Criatividade Darcy Ribeiro, há a exposição permanente de obras de arte anônimas originárias de vários países da América Latina. Na realidade obras de artesanato dos povos latinos. Uma boa mostra da cultura de nosso continente.
Assinar:
Postagens (Atom)








