segunda-feira, 13 de julho de 2015

Kandinsky e Truffaut em São Paulo

Temos duas exposições belíssimas em São Paulo. Aliás muitas. Acabo de lembrar do Portinari.


Hoje fui visitar a bela exposição sobre o russo Kandinsky no Centro Cultural Banco do Brasil.
São quatro andares, subsolo e o hall de entrada do belo prédio no centro de São Paulo recheados de surpresas. Não só de Kandinsky mas também de arte russa e de outros contemporâneos.

Nesta quarta estou agendado para ver a exposição do Truffaut no Mis. Estou agendado. Ora pois, as duas visitas podem ser agendadas pela internet no site do Ingresso Rápido.

A de Kandinky é grátis. Se você tem o app do Ingresso Rápido (é só baixar) vcfaz a reserva pelo celular e mostra a imagem lá na hora da entrada. Se não, pode acessar o site e imprimir o ingresso gratuitamente.
Feito isto é só chegar lá e entrar sem burocracia ou fila. Eu entrei até antes da minha hora pois reservei hoje mesmo para hoje mesmo às 17h30. Já não havia nenhuma fila.

Já para ver o Truffaut sem ficar parado em nenhum quarteirão tem que pagar um pouquinho a mais do se pagaria para comprar ali no Mis na hora. R$ 16,00 a inteira e R$ 8,00 a meia entrada. Paga-se com cartão de crédito e pode retirar o ingresso na hora ou pedir para mandar em casa (pagando algo a mais, é claro).

Agendei para 20h da quarta. Tranquilo.

Kandinsky: https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=41766#!/

Truffaut: http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=41815

domingo, 5 de julho de 2015

Luhli, Lucina & Mistério

Muito apaixonante a simbiose conseguida por estas duas artistas. Assistindo o documentário e as performances da dupla, tanto as do filme quanto as disponíveis no Youtube, a gente consegue perceber que só se pode fazer arte de verdade quem consegue entrar em contato com o Mistério, esta entidade que existe inconcebível dentro da racionalidade. Pode se dizer o contrário também, só quem consegue perceber o Mistério consegue fazer arte que toca com profundidade  a alma da gente.
Não há arte sem Mistério...

Luhli e Lucina

Estas duas mulheres maravilhosas, Luhli e Lucina, cruzaram o final dos anos 1960, toda a década de 1980 e chegam exuberantes até os nossos dias.

Para quem não consegue ligar os nomes às pessoas, talvez seja mais fácil falar de obras musicais de valor inestimável com as quais elas, em duo ou individualmente, ou mesmo em parceria com outros autores, legaram à música brasileira.

Basta lembrar de "O vira" cantada pelos fenomenais Secos e Molhados que pode ser conferido neste link: https://www.youtube.com/watch?v=vDvjecJOpa4

Ou mesmo "Bandoleiro" que pode ser conferido com elas mesmos neste link, em um lendário show na Funarte: https://www.youtube.com/watch?v=4fzr5Z_veVM

Com tanta história para contar o diretor Rafael Saar apresenta agora o documentário sobre a dupla chamado Yorimatã:
Uma matéria pode ser vista aqui da Revista do Cinema Brasileiro: https://www.youtube.com/watch?v=FRez2UTDWQ0

















Yorimatã ainda pode ser visto 08/07 (Quarta-feira), 15h, no Cinesesc e 11/07 (Sábado), 16h,  no Centro Cultural





Paco de Lucía - La Búsqueda

Paco de Lucía nos deixou, pode-se dizer que prematuramente, há pouco mais de um ano.
Foi o maior expoente da guitarra flamenca na segunda metade do século XX e também neste século.
Seu filho Curro Sanchéz havia começado a trabalhar neste documentário com a participação de Paco em uma série de entrevistas. Pouco antes de termina-lo Paco foi embora. Sanchez resolveu levar a cabo o documentário depois de andar um pouco hesitante em relação a isto.

Vale a pena conferir.
A próxima exibição dentro do Festival In-Edit será em 11/07, 18h, na Cinemateca no bairro de Vila Mariana.

Como praxe da pirataria moderna já pode ser visto no Youtube. Não sei se na mesma versão completa do cinema mas parece que sim.
Porém, assistir na telona é fundamental, como em qualquer filme.


In-Edit - 7º Festival Internacional do Documentário Musical

Começou na quarta-feira passada, no Cinesesc, a 7ª edção do In-Edit - Festival Internacional do Documentário Musical.
Belíssima iniciativa amparada pelo Sesc e com apoio das Secretarias de Cultura do Município e do Estado a apoio da Riachuelo, Petrobrás e outros parceiros.
Tem a direção artística  de Marcelo Aliche, produção de Leonardo Khedi e uma quatidade enorme de colaboradores super competentes.

A inauguração foi com o novíssimo documentário sobre Paco de Lucía e dirigido por seu filho.

As exibições ocorrem no Cinesesc, na Cinemateca, Galeria Olido, Matilha Cultural e Centro Cultural São Paulo.

Um dos pontos altos do festival é a exibição ao ar livre do show do The Who no Festival da Ilha de Wight como homenagem ao documentarista Murray Lerner no dia 11 de julho na Cinemateca.

Dois dias antes, também na Cinemateca e também ao ar livre, tem o show de Jimi Hendix. Seu último show, na realidade. Também dirigido por Murray Lerner.

Programões. Torçamos por uma noite sem chuva.

Vejam mais em www.in-edit-brasil.com

Abraços!