domingo, 14 de junho de 2015

Triste fim do futebol brasileiro

Não dá vontade nenhuma de assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro, aliás de nenhum campeonato no Brasil. A menos que sejam nas fases decisivas. Campeonatos regionais nem nestas fases.
Como podemos ser tão desorganizados?
Vejamos o Campeonato Brasileiro, por exemplo. Somos cinco vezes campeões mundiais. Sempre fomos referência para o futebol mundial no que diz-se respeito à quantidade de talentos que oferecemos ao mundo. Pelo menos até uns 10 anos atrás. Paramos. Paramos no tempo. Paramos de produzir craques. Nossa sociedade mudou.

Este campeonato ao qual me refiro deveria ser exemplo para o mundo, Deveriam pagar fortunas para ter o direito de transmissão dos jogos para todo o planeta. Sempre foi o mais equilibrado de todos. Nos principais campeonatos europeus, por exemplo, são sempre dois ou três times que são destaque. Sempre. Já começa o espanhol sabendo que vai dar Barça ou Real. O inglês que vai dar Chelsea, Manchester ou mais um outro. Mesma coisa no francês e no alemão. Itália segue a mesma linha.
Aqui não. Eram sempre cerca de dez times fortíssimos candidatos ao título.

O que se vê nos últimos anos? Times tradicionais e de ponta como Fluminense, Botafogo, Vasco, Corinthians Grêmio, Atlético e Palmeiras, por exemplo, sendo rebaixados. Alguns até mais de uma vez e até a série C. Outros grandes do mesmo quilate como São Paulo e Flamengo escapando do rebaixamento no frigir dos ovos. Times fora deste eixo (Rio-São Paulo-Porto Alegre) que sempre se mostraram fortes como Bahia, Vitória, Sport também patinaram e escorregaram algumas vezes.

Este ano seguimos a mesma linha. Como é possível estarmos em Junho, já na sexta rodada do campeonato e nenhum time estar pronto para disputá-lo?
Veja bem. Não estamos começando o ano esportivo agora. Já começamos em Janeiro com a disputa dos estaduais e outras copas para todos os times e a Libertadores para alguns outros.

Exemplos não faltam aqui nas redondezas. O São Paulo até duas semanas procurava por técnico. O Palmeiras que contratou dois times já perdeu o técnico. O Santos não ganha há cinco rodadas. O Corinthians, que começou o ano como um trem bala, descarrilhou total. Vasco vive um drama sem fim. Flamengo só começou a dar alguma esperança de não ser rebaixado agora.  E por aí vai.

Os 7 a um foram apenas a confirmação da falência. Agora vem a Copa América que será disputada ao mesmo tempo que o Brasileiro e as críticas são as mais desalentadoras possíveis. Nossa seleção consegue ser pior que alguns clubes que estão na situação apresentada acima...

Triste povo brasileiro. Será que estaremos sempre patinando em tudo? Até mesmo nas coisas mais simples?

Nenhum comentário:

Postar um comentário