sábado, 23 de maio de 2015
Memorial da América Latina
Ir ao Memorial, confesso, é algo que me dá preguiça. Tenho uma certa antipatia por aquele lugar. Pode ser pela distância da viagem pois tem que atravessar a cidade, pode ser pela aridez do lugar e sua grandeza. Tudo fica longe lá no memorial. Até ir de metrô cansa..
Porém as visitas que fiz lá sempre foram proveitosas. Já vi a exposição sobre Carmen Miranda há alguns anos e mais recentemente os painéis Guerra e Paz do Portinari. Explendidos. Um momento inesquecível.
Hoje fui lá conferir a exposição "Aos olhos de Caymmi" no Salão de Atos Tiradentes. Bela exposição, ainda que pequena, e que aborda ilustrações de algumas marcantes canções deste ícone de nossa música.
Caymmi era pintor e também e, segundo Danilo Caymmi, um de seus filhos, cogitou abandonar a carreira de músico e compositor para dedicar-se exclusivamente à pintura. Na exposição algumas de suas canções, tais como Marina, João Valentão, O que que a baiana tem?, entre outras, estão expostas em painéis contendo uma descrição a respeito de sua criação, letra, fotos ilustrativas e podem ser ouvidas, em várias versões, por meio do fone de ouvido. Seguem nestes painéis as ilustrações que o próprio Caymmi fez a respeito dos personagens descritos nelas.
O salão de atos tem ainda painéis gigantes, feitos em baixo relevo, de Carybé e Poty, além de uma pintura de Portinari. Vale a pena a visita, apesar de...
Ainda no Memorial, do outro lado, depois de umas pernadas, no Pavilhão de Criatividade Darcy Ribeiro, há a exposição permanente de obras de arte anônimas originárias de vários países da América Latina. Na realidade obras de artesanato dos povos latinos. Uma boa mostra da cultura de nosso continente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)







Nenhum comentário:
Postar um comentário