sábado, 8 de agosto de 2015

Laranjeiras

Na primeira vez que fui a Sergipe, alguns anos atrás, fui a dois municípios do entorno de Aracajú que são pequenas jóias da arquitetura Colonial: São Cristovão e Laranjeiras. Distante cerca de 20km, um ao sul e outro ao norte, estas cidades devem fazer parte de qualquer roteiro turístico pela região.
Desta vez estive somente em Laranjeiras. Linda cidade, Laranjeiras já foi a mais importante do estado, desde de seus tempos de vila. Chegou a ser considerada "Atenas sergipana" de tantos intelectuais, teatros, pensadores da política e das artes que ali surgiram.
Só não foi capital do estado por uma manobra política do Barão de Maruim no final do século XIX, sendo Aracajú a escolhida. Escolha esta que tem boas razões também.
Sua história começa em 1590, passa pela invasão holandesa, destruição parcial, reconstrução e forte participação no ciclo do açucar.
Hoje mantém rica a tradição folclórica por meio de manifestações de rua e centros culturais além de possui um campus da federal de Sergipe com cursos de dança e arquitetura, museologia e arqueologia

Veja mais em laranjeiras.ufs.br

Para chegar é só ir até a rodoviária velha tomar o micro que sai de dez em dez minutos da Coopertalse. Custa R$ 2,80. Menos de meia hora de viagem.

Abaixo algumas fotos. Em uma delas, uma ruína, há uma placa de vende-se. Neste local havia um hospital no qual Lampião fez uma cirurgia nos olhos. Por esta razão, Laranjeiras fora poupada dos ataques do bando.
Mais sobre Laranjeiras www.laranjeiras.se.gov.br/

Quem vai lá poderá sempre contar com a hospitalidade, simpatia e gentileza do povo de Sergipe, como sempre. Conheci um senhor que o maestro da banda local em uma rápida conversa na rua, Sr. Cosme. E no centro cultural, aonde vimos uma pequena exposição de obras de artistas locais, contamos com a simpatia de Dira Reis. Abraços a eles.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário